domingo, 25 de julho de 2010

Manipulação da Ferrari.

Todos nós temos gravada na memória aquela imagem de 2002 em que visivelmente Barrichello reduz a velocidade para Schumacher ultrapassá-lo e vencer a corrida, a Ferrari deu a ordem para o piloto brasileiro de forma bem clara.
Hoje, os pilotos Felipe Massa e Fernando Alonso vinham travando uma briga belíssima de se assistir. Até que numa tentativa de ultrapassagem, o piloto espanhol diz: "Isso é ridículo!", o que demonstra para mim sua incapacidade diante do brasileiro. Esperto, reduziu a velocidade até que Felipe tivesse 3 segundos a sua frente, para assim avançar para o piloto e fazer voltas rápidas. Diante disso, o engenheiro do piloto brasileiro falou pelo rádio, num inglês bem pausado (que até eu, com meu péssimo inglês, consegui entender): "O Alonso está mais rápido que você. Você entendeu a mensagem?"
Felipe claramente tira o pé do acelerador, e claramente permite a ultrapassagem.
O engenheiro agora diz: "Bom trabalho, desculpe."

Isso sim para mim foi ridículo!
A Ferrari manchou mais uma vez sua história! E dessa vez, de forma pior ainda, numa tentativa ridícula de camurflagem. Foram péssimos atores.
Quem me conhece, sabe que adoro Fórmula 1, sabe que admiro muito o Alonso, que acho que ele é um excelente piloto, muito inteligente, muito auto-confiante, mas às vezes não mede as consequências para conquistar uma vitória. Age com desportividade, o que aconteceu hoje. Além de induzir a equipe a favorecê-lo. Deveria se envergonhar de ter na carreira a vitória de hoje.
É óbvio que o Felipe poderia não ter permitido a ultrapassagem, mas assim ele estaria agindo com o coração, e não com a cabeça. A centralidade é uma das qualidades que mais admiro nele, mesmo sendo um piloto novo. Foi profissional, esportivo, "magnânimo" como mencionou o engenheiro.
Sabia que estaria favorecendo a equipe, e que não permitir a ultrapassagem complicaria seu trabalho na Ferrari.

Diante disso tudo, "CALA BOCA FERNANDO ALONSO" lidera os Worldwide's Trending Topics no Twitter.
Acho excelente utilizar essa ferramenta para reclamar perante o mundo tal desportividade.
Já fiz minha parte reclamando muito lá.
Resta saber o que a FIA irá fazer, uma vez que todo o acontecido foi "escancarado" para a imprensa e manipulação de resultados é proibido.

Hoje fez um ano que Felipe sofreu o acidente que o retirou por alguns meses do mundo das pistas, e esse é mais um 25 de julho para se esquecer.


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.

Nenhum comentário: